Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A história das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos

Um dos momentos mais especiais de uma olimpíada é a cerimônia de abertura, ela mostra as boas vindas do país anfitrião que tenta dar o seu melhor e impressionar o mundo, contando sua história e cultura em um espetáculo magnífico. A cada edição dos Jogos Olímpicos, as cerimônias de abertura tendem a ser mais espetaculares. Desde os primórdios das Olimpíadas da Era Moderna, a cerimônia de abertura foi sempre dada como um marco importantíssimo de cada edição.

Como aqui no blog The Open Door é uma regra, sempre queremos mostrar um resumo de todas as aberturas de olimpíadas de forma cronológica, assim como fizemos com a seção mostrando os pôsteres de cada edição das olimpíadas que você pode ver aqui. E claro, separando entre seções de olimpíadas de verão e de inverno.

Atenas 1896

1896_Olympic_opening_ceremony

Realizada em 06 de Abril de 1896 (ou 25 de março de acordo com o calendário usado na Grécia a naquela época) no estádio de atletismo Pnathinaiko que fora construído em  mármore no ano de 566 a.C. Naquele dia havia um número estimado de 80.00 pessoas. Estavam incluídos o Rei Jorge e sua esposa Olga (Grã Duquesa Russa, neta de Nicolau I) e sua família. Todos os atletas agrupados e alinhados de acordo com o seu país. Após um discurso do presidente do comitê organizador, o príncipe Constantino, o rei abriu oficialmente os Jogos:

“Declaro abertos os primeiros Jogos Olímpicos Internacionais em Atenas. Vida longa à nação. Vida longa ao povo grego.”

Depois foi tocado o hino olímpico que só foi oficializado pelo COI em 1958. Nessa época ainda não havia o acendimento da pira olímpica, que se foi introduzido em Amsterdã em 1928 e o juramento dos atletas que só aconteceu depois dos jogos de Antuérpia em 1920.

 

Paris 1900

Velodrome_de_Vincennes

Esses jogos foram literalmente um fracasso, Paris não possuía um complexo esportivo, apenas o estádio Vélodrome de Vincennes (foto) e o evento acabou tendo que se unir a outro evento de comércio que ocorria na mesma época, a Exposição Universal de Paris. O que deve ter sido muito triste pois o evento era na cidade do idealizador dos jogos olímpicos, o Barão Pierre de Coubertin. De tanto desgosto Coubertin decidiu abandonar a chefia de organização dos jogos devido a falta de organização e interesse dos seus compatriotas. Deve ter sido por isso que eu não encontrei imagens da cerimônia de abertura que ocorreu no dia 14 de maio. Se essa Olimpíada não foi tão boa assim espero que a próxima, a de St. Louis tenha sido um pouco melhor..

St. Louis 1904

800px-Francis_Field_1904

Não mesmo, as Olimpíadas de St. Louis foi a pior de todos os tempos. Nem o presidente Theodore Roosevelt consegui trazer o Barão Pierre de Coubertin para a cerimônia de abertura realizada no Estádio Francis Field em 1 de Julho. O evento se uniu novamente a outra feira.

Londres 1908

Capturar

Após os jogos intercalados de 1906 na Grécia feitos para realizar os 10 anos das olimpíadas da Era Moderna. Os Jogos da VI Olimpíada foram em Londres. A abertura foi no estádio White City em 27 de abril, hoje se encontra demolido pois deu lugar a sede da rede de TV BBC. Pela primeira vez, na cerimónia de abertura os atletas desfilaram por nações, visto que a maioria dos países enviou equipes nacionais. Considerados jogos bem realizados após os da edições de Paris e St. Louis.

 

Estocolmo 1912

Olympic_opening_ceremony_1912

Foram também os primeiros onde houve uma cerimônia coreografada de abertura, antes da entrada da delegações nacionais, realizada por duzentos jovens vestidos de branco no centro do gramado do Estádio Olímpico em 5 de maio.

Dotados de uma estrutura nunca antes vista, estes foram os primeiros Jogos que utilizaram um, na época, moderno sistema de som com alto-falantes espalhados pelo complexo olímpico e pela cidade, para informar sobre os resultados de cada esporte disputado; além disso, Estocolmo usou pela primeira vez um sistema de fotografias e cronometragem semi-eletrônica, para marcação dos tempos na natação e no atletismo.

1yfA Suécia causou uma ótima impressão, ganha elogios e conseguiu internacionalizar o evento.

Para abrigar as principais provas do atletismo, os suecos construíram uma arena que mais lembrava uma fortaleza medieval, com seus tijolos de cor cinza-vulcânica. Com capacidade para 32 mil espectadores, o Estádio Olímpico foi planejado pelo arquiteto Torben Grut.

Depois eu farei uma seção só de estádios olímpicos Smiley piscando

Antuérpia 1920

Não consegui imagens dessa cerimônia de abertura que ocorreu no dia 20 de abril no Estádio Olímpico de Antuérpia. Esses jogos foram realizados na Bélgica, depois da 1ª Guerra Mundial onde teve uma olimpíada cancelada. Os jogos de Antuérpia foram notáveis pelo fato de, neles, ser hasteada, pela primeira vez, a bandeira olímpica (branca com cinco anéis no centro representando os cinco continentes), ter havido uma pioneira revoada de pombos simbolizando a paz e ter sido feito o juramento dos atletas, lido pelo esgrimista e jogador de polo aquático Victor Boin.

Paris 1924

Foi nesta edição dos Jogos que pela primeira vez foi usado o lema olímpico Citius, Altius, Fortius, ou, mais rápido, mais alto mais forte, cunhado em latim por um monge francês, Frei Henri Didon e que as três bandeiras, olímpica, do país anfitrião e do próximo país a receber os Jogos, foram hasteadas lado a lado na cerimônia de encerramento. Dessa vez o Barão de Coubertin resolveu voltar a chefia da organização dos jogos, considerados bem melhores que da última edição.

Amsterdã 1928

kh

A cerimônia de abertura foi realizada de maneira grandiosa no belo estádio Olympisch no dia 28 de julho, construído para os Jogos, com lugar para 65 000 espectadores, que prestigiaram em massa o evento e o mundo viu pela primeira vez a chama olímpica ser acesa no estádio, trazida de Olímpia especialmente para a ocasião.

Los Angeles 1932

 

General_view_of_Los_Angeles_Olympic_Stadium_on_the_opening_day_of_the_Games_of_the_Xth_Olympiad,_while_contenders_from_all_nations_take_the_Olympic_Athlete's_Oath

ratg

Essa olimpíada foi marcante pois começava a era da transmissão dos jogos na tv, inclusive a cerimônia de abertura ocorrida no estádio Memorial Coliseum em 14 de agosto.

ratg

Berlim 1936

Bundesarchiv_R_8076_Bild-0019,_Olympische_Winterspiele.-_Eröffnung

Hitler na Cerimônia de Abertura

Cerimônia de abertura
Vídeos da abertura e uma parte do filme da aclamada diretora Leni Riefenstahl

Bundesarchiv_Bild_146-1976-116-08A,_Olympische_Spiele,_FackelläuferA cidade de Berlim estava enfeitada com suásticas para receber a décima edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Durante a cerimônia de abertura, o estádio estava certamente superlotado, enquanto no exterior, uma multidão estimada em 1 milhão de pessoas se alinhou pelas ruas para ver passar o desfile de carros transportando o führer, dignitários do regime e convidados.

Bundesarchiv_Bild_183-G00372,_Berlin,_XI._Olympiade,_Eröffnung

Uma fanfarra de trinta trombetas saudou Hitler quando este entrou no estádio. Richard Strauss dirigiu um coro de 3.000 pessoas, que entoou o hino alemão "Deutschland, Deutschland über Alles" e o hino do Partido Nazi, "Horst-Wessel-Lied". Strauss dirigiu também a orquestra que tocou o novo hino olímpico, especialmente composto para esta ocasião.

hitley

Muitas das delegações que entraram no estádio para a cerimônia inaugural fizeram a saudação nazi ao passar em frente ao chefe do Estado. As delegações estadunidense e britânica foram duas das poucas que não fizeram.

Nos meses que precederam os Jogos, o governo de Hitler mudou a aparência do país para evitar boicotes e para levar ao mundo a imagem de que o regime era bom. Com isso, campanhas anti-semitas, constantes no país, foram suprimidas. Cartazes contra a presença de judeus, que eram frequentes à entrada de muitas localidades e bairros (com os dizeres "Juden sind nicht erwünscht" - "Judeus não são bem vindos"), foram retirados por ordem de Hitler após um pedido do conde Henri de Baillet-Latour, presidente do Comité Olímpico Internacional, antes da abertura dos Jogos.

Bundesarchiv_Bild_183-R82532,_Berlin,_Olympia-Stadion_(Luftaufnahme)

A construção, a decoração e a renovação das praças esportivas e das áreas de lazer ocorreram em um ritmo bastante acelerado, sem nenhuma preocupação com os gastos. O objetivo era contribuir para a massiva propaganda do regime proposta por Hitler. Os gastos com os Jogos de Inverno são calculados em 2,6 milhões dereichsmarks.. Com os Jogos de Verão, os gastos totais são estimados em 40 milhões de reichsmarks.

Berlin36-2

Além da melhor tecnologia e conforto existentes na época, providenciados pelo governo e espalhados por todo o país, aconteceu pela primeira vez em Berlim: espalhadas por cinemas e teatros da cidade e com imagens projetadas por circuito interno em enormes panos brancos retangulares pendurados, espectadores privilegiados assistiram à transmissão da abertura e de algumas provas dos Jogos através da recém inventada televisão.

Londres 1948

londres 1948

Ocorrida no dia 29 de julho no estádio Wembley. Os Jogos de Londres foram os primeiros a serem transmitidos por televisão para residências particulares, apesar de pouco vistos, pois pouquíssimas pessoas no Reino Unido tinham aparelhos residenciais.

Helsinque 1952

Depois de uma candidatura cancelada por causa da guerra, Helsinque consegue se candidatar aos jogos olímpicos.

A cerimônia de abertura realizou-se no dia 19 de Julho, no Estádio Olímpico de Helsinque construído especialmente para os jogos.

helsinque 1952

helsinque 1952 hHannes Kolehmainen e Paavo Nurmi, foram os responsáveis pelo momento mais emocionante da abertura do evento, quando, já homens quase idosos, entraram no estádio conduzindo a tocha olímpica e acendendo a pira sagrada.

Melbourne 1956

melbourne

Os primeiros Jogos Olímpicos que atravessaram a linha do Equador, mais precisamente no estádio Melbourne Cricket Ground na Austrália, onde realizaram a cerimônia de abertura no dia 22 de novembro.

Em Melbourne, o Comitê Olímpico Internacional acolheu a sugestão de um jovem carpinteiro chinês vivendo no país, chamado John Wing, e estabeleceu que o desfile da festa de encerramento dali em diante deveria ser feito com todos os atletas misturados, simbolizando a união dos povos, ao invés da antiga parada feita ao fim da festa, igual à cerimônia de aberturamelbourne pira

Roma 1960

roma 1960

Mais de cinquenta anos depois de desistir da candidatura por causa da erupção do vulcão Vesúvio que causou uma grande catástrofe. A cidade sedia os jogos da XVII Olimpíada.

Tóquio 1964

tokio

Jesse Owens homenageado antes da cerimônia de abertura.

Depois de cancelada a candidatura em 1940 após uma invasão da China, Tóquio relança sua candidatura em 1964.

Estes foram os primeiros Jogos transmitidos por um satélite de comunicação geo-estacionário para outros continentes e o primeiro programa de televisão a cruzar, ao vivo, o Oceano Pacífico.

tokio abertura

 

México 1968

A capital mexicana realizou sua abertura no dia 12 de outubro no Estádio Olímpico Universitário. A conclusão do revezamento trouxe pela primeira vez na história uma mulher – a atleta Enriqueta Basílio – que teve a honra de entrar no estádio lotado carregando a tocha para acender a pira olímpica.

 

mexico 1968

mexico 68 abertura

Munique 1972

munique 1972

Estava sendo considerada a melhor edição de olimpíada até o ataque terrorista do grupo árabe Setembro Negro, que matou 5 atletas israelenses.

Mas antes disso…

 

Para os soviéticos, eternos vice-campeões no basquete para os americanos, esta conquista teve tamanho sabor que oito anos depois, nos Jogos de Moscou, coube ao capitão desta equipe Sergei Belov, acender a pira olímpica na cerimônia de abertura.

Foi a primeira olimpiada transmitida por TV no Brasil

Montreal 1976

Foi um fracasso em termos financeiros. No estádio caríssimo estádio olímpico caríssimo constuído para ps jogos foi realizada a cerimônia de abertura dos jogos.

 

montreal

Os Jogos foram abertos pela Rainha Elizabeth II e toda a família real britânica compareceu à cerimônia de abertura. A chama olímpica foi “eletronicamente” transmitida por ondas elétricas de Atenas até Ottawa, capital do país, através de sinais de satélites, de onde foi levada em revezamento até Montreal, entrando no estádio conduzida por um casal de jovens, um de origem francesa e a outra de origem inglesa, Stéphane Préfontaine e Sandra Henderson, representando as duas culturas que formaram o país. Esse revezamento se tornou um vexame mundial quando debaixo de uma forte chuva, a Pira Olímpica simplesmente apagou. Numa atitude desesperada ela foi acesa de novo por um funcionário do estádio com um isqueiro. O Comitê Organizador mandou a pira ser novamente acesa com o fogo reserva.

 

continua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

like