Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pôsteres (cartazes) oficiais das Olimpíadas de Verão

CONFIRA AQUI OS Pôsteres (CARTAZES PROMOCIONAIS )DAS OLIMPÍADAS EM Todas as suas edições.

Vale lembrar que pôster não é a mesma coisa que logomarca. Polegar para cima

Atenas 18961896_athens_poster

Sem cartaz oficial foi feita para o Jogos Olímpicos de 1896, porém o pôster oficial  da publicação oficial é muitas vezes usado para se referir aos Jogos da I Olimpíada .A inscrição "776-1896", que representa a passagem da olimpíada dos tempos antigos para a era moderna, além do Estádio Olímpico em forma de ferradura recém-concebidos, a Acrópole, a menina personificando a deusa Atena e apresentar o ramo de oliveira selvagem destinados ao vencedor, marca o elo entre os Jogos da Antiguidade e os primeiros Jogos da era moderna.

Paris 1900

1900_paris_posterDurante a Exposição Universal 1900, certos eventos de exercícios físicos internacionais e competições esportivas foram reconhecidos como Olímpicos e fez o programa do segundo Jogos Olímpicos modernos. Vários cartazes foram criados, atletismo, remo, ciclismo, esgrima e ginástica. Aqui, um esgrimista feminina segurando em sua mão direita as três armas tradicionais , espada e sabre. No entanto, deve-se notar que as mulheres não puderam competir nas competições de esgrima até 1924.


St. Louis 1904

1904_stlouis_posterEle mostra uma vista da cidade anfitriã, reforçada pelo uso do efeito "olho de peixe". É a reprodução da capa do programa dos Jogos.

 

 

 

 

 


Londres 1908

1908_londres_poster

Ele retoma o tema do emblema ou seja, a torre do relógio das Casas do Parlamento.Os ponteiros do famoso "Big Ben" estão a apontar para quatro horas, o tempo em que a abertura dos Jogos foi planejado, acompanhado pelos anéis Olímpicos. Em primeiro plano, havia o desenho da estátua do "Discobolus" (ícone clássico do lançador de disco da Grécia Antiga). Havia 100.000 cópias feitas, 50.000 e 25.000 de grande formato formatos pequenos e regular.

 


Estocolmo 1912

1912_stockholm_poster

Ela representa o desfile das nações, cada atleta carregando uma bandeira girando e todos indo em direção a uma meta comum Jogos Olímpicos. A nudez dos atletas foi uma referência para os Jogos da Antiguidade, mas foi julgado como muito "ousada" por alguns gestores e não distribuída em alguns países.

 

 

 


Antuérpia 1920

1920_antwerp_poster

Ela representa as bandeiras das nações participantes todos voando juntos. No canto superior direito, o brasão de armas da cidade organizadora. No centro, um lançador de disco, uma referência aos Jogos da Antiguidade. No fundo, a cidade de Antuérpia com a Torre de Notre Dame. 90.000 cópias foram feitas em 17 línguas (grande formato).

 

 

 


Paris 1924

1924_paris_poster

Ela mostra atletas nus semi-, um lembrete da Antiguidade, fazendo a saudação olímpica. No fundo, a bandeira da República Francesa. Em primeiro plano, folhas de palmeira, símbolos de vitória.

 

 

 

 


Amsterdã 1928

1928_amsterdam_poster

Ela mostra um corredor em ação segurando um ramo de louro, símbolo da vitória. Na parte inferior, linhas onduladas a vermelho, branco e azul representam as cores da bandeira nacional holandesa.

 

 

 

 


Los Angeles 1932

1932_losangeles_poster

O cartaz simboliza o costume antigo, que consistia no envio de um atleta grego para anunciar a celebração da Olimpíada próxima e solicitar a cessação das hostilidades. O esportista moderno jovem apresenta o laurel da paz. 200.000 cópias foram feitas.

 

 

 

 


Berlim 1936

1936_berlin_poster

Uma competição foi realizada para a criação do cartaz, mas nenhuma das candidatas foram satisfatórias. A comissão de publicidade encomendou artistas diferentes e, finalmente, escolheu o projeto do Sr. Würbel, que se tornou o cartaz oficial. Ele apresenta o Quadriga da Porta de Brandemburgo, um marco da cidade de Berlim. No fundo é a figura de um vencedor coroado, seu braço erguido na saudação olímpica, simbolizando esporte olímpico. 243 mil cópias foram feitas em 19 línguas e foi distribuído em 34 países.


Londres 1948

Olympicslogodm_468x709

Ele retoma o tema do emblema ou seja, a torre do relógio das Casas do Parlamento. As mãos do famoso "Big Ben" estão a apontar para quatro horas, o tempo em que a abertura dos Jogos foi planejado, acompanhado pelos anéis Olímpicos. Em primeiro plano, havia o desenho da estátua do "Discobolus" (ícone clássico do lançador de disco da Grécia Antiga). Havia 100.000 cópias feitas, 50.000 e 25.000 de grande formato formatos pequenos e regular.

 


Helsinque 1952

1952_helsinski_poster

Aí é Paavo Nurmi poster, criado para o 1940 Games, que nunca foram realizadas por causa da Segunda Guerra Mundial. Foi apenas atualizado com as datas e as linhas em volta dos países, desenhada em vermelho em um globo no fundo. 82.000 cópias de grande formato foram feitas em nove idiomas e 33 mil exemplares de pequeno formato em 20 línguas.

 

 


Melbourne 1956

1956_melbourne-stockholm_poster

É na forma de um cartão de convite dobrado três vezes. Na primeira aba, os anéis olímpicos, no fundo do retalho em terceiro lugar, o brasão de armas da cidade de Melbourne. 35.000 cópias foram feitas em dois diferentes formatos (100 x 63,5 centímetros e 50 x 32 centímetros).

 

 

 


Roma 1960

1960_rome_poster

Este foi o resultado de uma competição em que alguns (212) artistas participaram . É composto de uma loba romana, da qual Remus e Rômulo, os fundadores da cidade de Roma, estão amamentando, no topo de uma coluna. Nesta, há um atleta vitorioso ser coroado de acordo com o costume romano; ao seu redor, pessoas vestidas com togas torcendo por ele. Algumas cópias 290.000 em 11 línguas foram produzidos.

 


Tóquio 1964

1964_tokyo_poster

Recorda (é igual) ao emblema oficial, composto dos anéis olímpicos sobreposto ao emblema da bandeira nacional japonesa, representando o sol nascente. Houve um total de quatro cartazes oficiais, todos concebidos pelo Yusaku Kamekura. Eles foram todos feitos por fotogravura usando várias cores, com destaque para a tecnologia da indústria gráfica japonesa. Os cartazes mesmos receberam uma série de prêmios por sua excelência, incluindo o Prémio Milan para gráficos pôster. 100.000 cópias foram feitas.


México 1968

1968_mexico_poster

A série de cartazes para os Jogos veio a colaboração de três artistas: Pedro Ramirez Vazquez, arquiteto e presidente do Comitê Organizador para os Jogos, Terrazas Eduardo (MEX) e Lance Wyman (EUA), que projetou o "México 68" logo. Eles então desenvolveram para criar o cartaz em preto e branco, que lembra os padrões dos índios Huichole. Cerca de 25.000 cópias do pôster aqui apresentados foram produzidos em uma das seguintes cores: azul, vermelho, amarelo, verde ou preto. Um total de 1.591 mil cartazes foram produzidos nos seguintes temas: - 18 pôster de esportes: 287 mil cópias - 19 cartazes cultural: 190.500 cópias - 99 cartazes de vários temas: 1.114.000 cópias

Munique 1972

1972_munich_poster

Inúmeros cartazes foram criados para estes Jogos, nomeadamente uma série sobre o tema de competições esportivas e eventos culturais. O cartaz oficial foi feito para promover não um evento desportivo específico, mas todos os Jogos de Munique. Era para expressar o espírito específico dos Jogos. Aqui, o projeto evoca a arquitetura moderna dos espaços desportivos, com um estilo e usar cores que são propositadamente simples e pura. No centro do fundo, a Olympic Tower muito famosa. 5.000 cópias foram feitas.


Montreal 1976

1976_montreal_poster (1)

O Comité Organizador dos Jogos fez duas principais séries de cartazes. O primeiro ilustrado com oito temas principais: - o emblema do Comitê Olímpico Internacional (aqui): intitulado "Convite A" e representando os cinco anéis reflete simbolicamente por ondas sucessivas, convidando assim os atletas de todos os continentes para Jogos Olímpicos de 1976. - O emblema do Comitê Organizador - Kingston 1976 - Olympia e transportador tocha olímpica - Montreal e Antiguidade - o Estádio Olímpico - o Acampamento Internacional da Juventude - o mascote A segunda série ilustra os esportes.

Moscou 1980

1980_moscow_poster

Ele apresentava o emblema da dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980: uma seção de uma pista de corrida subindo para uma silhueta arquitetônica típica de Moscou e uma estrela de cinco pontas no topo da silhueta.

 

 

 

 

 


Los Angeles 1984

1984_losangeles_poster

A estrela é um símbolo universal das mais altas aspirações da humanidade, as barras horizontais retratam a velocidade. Dezesseis artistas de renome projetaram 15 cartazes para os Jogos. Os cartazes foram posteriormente assinado por John Baldessari, Bartlet Jennifer, Bofsky Jonathan, Greiman abril abd Jayme Odgers, Raymond Saunders e Garry Winogrand.

 

 


Seul 1988

1988_seoul_poster

O cartaz oficial representado nos Jogos o ideal de "Harmonia e Progresso" na combinação de duas imagens. No cartaz, os cinco anéis que simbolizam o espírito olímpico puro foram prestados de forma figurativa brilhantes para representar o ideal olímpico iluminando o mundo em paz para sempre. A imagem do corredor carregando o progresso da humanidade: a tocha olímpica simbolizado em relação a felicidade e prosperidade. Os cartazes oficiais foram feitas com técnicas de computação gráfica e luz azul e brilhantes cores laranja foram misturadas para simbolizar a Coreia como a Terra de Morning Calm. Além do cartaz oficial do Comitê Organizador para os Jogos de Seul decidiu produzir 27 tipos cartazes de esportes para introduzir esportes do Jogos Olímpicos de Seul e para estabelecer uma imagem familiar dos Jogos.

Barcelona 1992

1992_barcelona_poster (1)

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona desenvolveu um projeto muito ambicioso, que envolveu 58 cartazes diferentes agrupados em quatro coleções: os cartazes oficiais das Olimpíadas ", cartazes, dos designers os pintores cartazes e os cartazes fotográficos esportes. Para os quatro cartazes oficiais de esportes e cartazes os oito pintores, além da tiragem normal, houve uma edição limitada em silk-screen e litografia assinada ser os autores, que o Comitê Organizador usados ​​como presentes de prestígio para os VIPs que visitou Barcelona .Aqui um dos cartazes oficiais com o emblema criado por Josep M. Trias.

Atlanta 1996

1996_atlanta_poster

O Comitê Olímpico Internacional (COI) Presidente, Juan Antonio Samaranch, escolheu esta imagem desenhada por um artista do "The Look of Games", Primo Angeli, como o cartaz oficial do Jogos Olímpicos de 1996. "O Olhar dos Jogos", foi criada pelo Departamento de Criação para garantir a melhor qualidade na concepção e produção de todos os materiais visíveis para os Jogos de Atlanta.

 

 


Sydney 2000

2000_sydney_poster

Para refletir uma diversidade de estilos e técnicas, a Comissão Organizadora perguntou várias designers de poster de uma vasta gama de diferentes origens culturais e criativas para criar cartazes. No total, 50 cartazes foram publicados. O cartaz oficial foi selecionado entre as criações apresentadas nas seguintes quatro categorias: "trabalho escolares", "emblemas Sydney 2000", "mascotes" e "pôsteres".

 

 


Atenas 2004

Os jogos de Atenas tiveram vários pôsteres, aqui vai o principal, e depois outros que marcaram presença nestas olimpíadas.


Pequim 2008

Pôsteres turísticos


Habitantes


Esportes

Londres 2012

Lembra o emblema oficial, só que esse é customizado com a textura da bandeira do Reino Unido.

 

 

 

 

 

 

 

Créditos: COI

2 comentários:

  1. e vamos lembrar que "logomarca" é uma redundância. Diz-se marca (o conjunto todo) ou Logotipo (a parte escrita). =)

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, é frequente os casos de confusão com Marca, Logomarca e Logotipo. Obrigado

    ResponderExcluir

like