uma QUESTÃO QUE TODO ARTISTA DEVE LIDAR
Todo artista tem que saber lidar com a resposta do público ao seu trabalho. Mas todo mundo sabe que a vaia em um show pode acabar com reputação de qualquer artista. A humilhação pode ser pior se esse show for o maior festival de música do mundo.Por que que no Rock in Rio poderia ser diferente? A rejeição no festival já aconteceu várias vezes, e tem assombrado aqueles músicos que foram escalados para tocar no mesmo dia e antes das bandas aclamadas de heavy metal.
O hábito de hostilizar publicamente os artistas no Rock in Rio começou logo na sua primeira edição em 1985.
Ney Matogrosso e Erasmo Carlos na abertura do festival em 1985
Ney Matogrosso foi escalado para abrir o festival. O público que estava ansioso para ver Whitesnake e Iron Maiden, vaiou e jogou latinhas no cantor.
Sobrou também para Erasmo Carlos, que subiu ao palco depois de Ney. “Os gestos com polegares para baixo e as vaias foram as imagens que guardei” conta o músico em sua autobiografia, Minha fama de mau.
Na mesma edição, as vaias foram responsáveis pelo encurtamento da apresentação de Eduardo Dusek. A pressão foi tão formidável que o músico foi embora antes de acabar seu show, não sem antes revidar ofensas: “Se você é negativo, por que vir a um show de rock? Fique em casa e se suicide, que é melhor”
Lobão é o maior prejudicado na edição seguinte em 1991
O cantor se apresentou depois do Sepultura. O público, contrariado arremessou latinha e vaiou o músico. Quando uma lata acertou sua guitarra, Lobão foi embora. Ele tinha tocado por apenas seis minutos.
O show do cantor em 1991 durou seis minutos. Depois que uma lata acertou sua guitarra, ele abandonou o palco.
Carlinhos Brown foi o grande vaiado em 2001
Foi vaiado, mas não sem motivo. O cantor baiano disse no palco que as pessoas que gostavam de rock eram “ignorantes que tinham muito que aprender na vida”. O público revidou com vaias e arremessando o que tivesse na mão. “Podem atirar o que quiserem, porque eu sou da paz e nada me atinge”, disse Brown ele acabou atingido por várias garrafas d’água.
Em 2001, o baiano provocou a plateia, composta principalmente de fãs de heavy metal. Foi vaiado e alvejado com garrafas d’água.
A história das vaias.
As plateias indóceis existem desde o século V a.C., na Grécia quando o público era convidado a participar das apresentações cênicas aplaudindo as boas peças e vaiando as piores.Em grandes festivais como o Rock in Rio, em que fãs de uma banda específica acabam tendo de assistir a vários shows antes de ver seus ídolos, a vaia é quase inevitável.
os acertos e surpresas boas no rock in rio
Alguns artistas conseguiram contornar a ira da plateias difíceis improvisando.Pepeu Gomes
Subiu aos palcos entre os shows de Ney Matogrosso e Erasmo Carlos. Diante da vaia iminente, ele mudou seu repertório e apresentou apenas peças instrumentais, cheias de solos distorcidos. Conquistou o público.
Paralamas do Sucesso
Herbert Vianna dos Paralamas do Sucesso, passou um sermão na plateia em seu segundo show. “Em vez de ficar jogando pedra, fica em casa aprendendo a tocar guitarra” Foi Aplaudido
Pato Fu
O grupo de Fernanda Takai escolheu músicas pesadas que derrubaram a imagem de banda fofinha e surpreenderam metaleiros, que aguardavam Guns n’Roses em 2001Possível banda a ser vaiada em 2011
Os paulistanos de estilo meio emo, meio pesado foram encarregados de abrir o dia dedicado ao rock pesado e vão apresentar canções melódicas a fãs ansiosos para ver gigantes do metal, como Slipknot, Motorhead e Metallica. O grupo diz não se importar com a possível rejeição.
Fonte: Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário